Cadastro Municipal de Bicicletas

Mesa regulamentaçãoEm meados de 2015, na inauguração da pista de Montain Bike do Parque Ecológico de Campinas, um grupo de ciclistas liderados pelo Du Gomez, Glauco Azevedo e vários ciclistas anônimos, interpelou o Prefeito Jonas Donizette em função da série de assaltos, inclusive com sequestro envolvendo ciclistas, especialmente na região de Joaquim Egídio.

Deste evento foi marcada uma reunião, na mesma semana, com o Secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de  Segurança Pública,  Luiz Augusto Baggio onde foram pautadas 9 ações que poderiam ser executadas para melhorar a segurança dos ciclistas na cidade de Campinas.

Este encontro marca também a criação do Pedal Ativo, como um grupo de cidadãos que resolveu se organizar para mudar uma situação que vinha há muito incomodando a comunidade.

No último dia 12 de maio foi concluída uma das mais importantes, a regulamentação da Lei municipal 15.129 de autoria do vereador Luis Yabiku, que criou o Sistema Municipal de Prevenção ao Roubo, ao Furto e o Combate do Comércio Ilegal de Bicicletas no município de Campinas.

Em convênio com o site bikeregistrada.com.br  o município passa a ter um cadastro de bicicletas com dados do proprietário e suas características. Este cadastro deverá ser utilizado pela Guarda Municipal ou pelas polícias Civil e Militar  para a confirmação de propriedade da bicicleta em caso de qualquer suspeita.

O Cadastro dá ao ciclista mais uma ferramenta para se proteger contra a onda de roubos e assaltos na região, uma vez que ao roubar uma bicicleta cadastrada,  o autor do roubo passará a ter mais dificuldade de comercializar o produto do crime.

As polícias e a Guarda Municipal, por sua vez passam a ter acesso a informação das bicicletas roubadas na região e podem consultar o cadastro com o uso de um smarthphone imediatamente ao se deparar com uma bike em situação suspeita.

Além disso, bicicletas recuperadas, constantemente armazenadas em delegacias podem ter seus donos identificados facilmente com a utilização do Cadastro.

Basta entrar no site www.bikeregistrada.com.br e registrar sua bicicleta, gratuitamente, com o número do quadro, número da nota fiscal, dados do proprietário, fotografias, características.

Esta conquista demonstra que a ação direta de cidadãos organizados  junto ao poder público, sem nenhum viés partidário, dá resultados quando é focado e dirigida para o beneficio da Comunidade.

Saiba mais: