Quantos somos?

CiclistasDesde a aprovação do Código de Transito Brasileiro em 1998 a bicicleta foi legalmente reconhecida como veículo não motorizado e, portanto, meio de transporte. Mas os ciclistas continuam procurando o seu lugar na rua.

Segundo dados da ABRACICLO, o Brasil tem 70 milhões de bicicletas e uma produção prevista para 2017 de 797.000 unidades. Um crescimento de 19%.

Segundo a média nacional, Campinas deve ter algo em torno de 380.000 bicicletas, para uma população de 1.173.370¹, de acordo com o IBGE.

Sem dúvida, a grande maioria destas bicicletas são utilizadas para o lazer, ou muito pouco utilizadas como transporte por conta da insegurança do transito.

Essa situação acabou motivando os apaixonados por bicicletas a se reunirem em grupos organizados para passeios e treinamentos.

Estes grupos têm atuação recreativa ou esportiva predominantemente no âmbito municipal.

De fato, os maiores apoiadores do uso da bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades são aqueles que já incorporaram o veículo como lazer e esporte.

Isso não se aplica às cidades pequenas, onde o transito é muito menos agressivo e a bicicleta ganha importância de veículo de transporte respeitado pelos motoristas.

Em matéria do site Infográficos de economia do O Globo sobre o mercado de bicicletas no Brasil e no mundo, além de constatar que o Brasil tem a bicicleta mais cara do mundo, a matéria informa também que na divisão do transporte por tipo, no Brasil, 3,4% é feito de bicicleta.

Portanto, podemos afirmar que Campinas tem 23.000 ciclistas ou usuários de bicicleta como transporte.

É fácil comprovar este número considerando os grupos organizados na cidade. Somente o Campinas Bike Clube tem quase 10.000 seguidores. Somando a eles os seguidores do Pé na Estrada, Pangas Bikers, Domingueiras, Domingueiras para Elas, Ecos Bikers, The Brothes, Dona Onça, Bike Riders, Bike Anjo, e tantos outros; chegamos facilmente a mais de 23.000 ciclistas ativos.

O poder público que ignorar esse fato, tem uma visão míope do transporte público e está indo contra a evolução para um mundo sustentável.

Fontes: ¹IBGE, Aliança Bike, Abraciclo