Receptação é Crime

Receptação: O Crime de Comprar Peças Roubadas

O Brasil anda indignado com as constantes denúncias de corrupção e a falta sistemática de Ética demonstrada por vários setores da sociedade. Não é pra menos, é terrível se sentir roubado.

A mesma indignação é sentida quando temos a notícia de que algum amigo ou conhecido teve sua bicicleta roubada. É natural, nos sentimos na sua situação do agredido e percebemos quanto estamos expostos a violência cotidiana.

O bicicleta roubada tem destino certo. Vai retornar ao mercado em forma de Produto Barato e de Origem Suspeita.

Não existe Almoço Grátis, como já se dizia no século retrasado. Se está barato demais alguma parte do processo comercial foi burlada.  Não observar isso na hora da compra faz do comprador cúmplice da fraude.

Comprar sem nota fiscal é uma prática comum. O desconto que isso poderia dar não pode superar 20%. Seria de 5% se a peça estiver sendo comprada numa micro ou pequena empresa. Este é, grosseiramente,  o valor economizado pelo lojista ao sonegar os impostos devidos.

Ok, nós como brasileiros não acreditamos que impostos são usados corretamente. “Melhor ter o desconto que pagar imposto”, deve pensar o leitor. ERRADO

Comprar sem nota fiscal é ser conivente com um Crime. Além disso, o comprador assume o risco de não ter garantidos todos os seus direitos de Consumidor.

E seu eu quiser comprar uma peça usada de um parceiro de pedal?  Não tem problema.

Faça um recibo com o valor, nome, RG, CPF e endereço do vendedor. Se um dia você for questionado sobre a origem, simplesmente apresente o documento mostrando que você comprou de boa fé. Caberá ao vendedor explicar onde conseguiu esta peça.

Isso vale para compras pela Internet. Se for de uma loja – Tem que ter Nota Fiscal. Se for de uma pessoa física – Tem que ter um Recibo.

De outra forma VOCÊ SERÁ CONSIDERADO UM RECEPTADOR.

Pense nisso !!

Denuncie qualquer oferta suspeita pelo DISQUE DENÚNCIA: 19 3236 3040

Fonte da Imagem: www.surgiu.com.br